domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sobre palavras em vermelho e almas de poeta

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Quando adolescente , frequentava assiduamente a casa de campo dos meus pais. Gostava de ficar deitada na minha cama, olhando através da porta balcão do quarto. Gostava de observar afetivamente uma árvore que fica no terreno da frente. Dizia que ela era minha enquanto a enlaçava com um olhar.
 
Quando a tarde caía e o céu era tingido com uma cor quente e passional, eu sentia aquela árvore como parte de mim, como uma extensão do meu próprio ser , da minha própria solidão.  Uma solidão existencial. Uma solidão de poeta que reescreve o mundo com palavras febris e ardentes. Que reescreve o mundo com palavras trêmulas e em vermelho.
 
Ontem, senti uma vontade arrebatadora de voltar a pintar. Não pinto há séculos. Senti vontade de tingir com um vermelho escandaloso uma tela enorme.  E depois me deitar sobre a tinta fresca , espalmando as minhas mãos, roçando os lábios, tocando os meus seios naquele grito estridente em forma de cor, moldando o vermelho a mim mesma.
 
É como se quisesse ir além das palavras, perfurando-as, transformando-as em cor , em sombras e luzes, marcas e nódoas, gritos e gemidos, suspiros da alma. É como se eu quisesse rasgá-las para no minuto seguinte reconstruí-las como mãos que moldam a argila fresca. 
 
É como se eu quisesse que elas fugissem de mim e ganhassem vida própria , voando e pintando um quadro novo num mundo velho , em ruínas. É como se eu quisesse esbofeteá-las  até o ponto de enfurece-las. Até o ponto de fazê-las me golpearem furiosamente. Até me salvarem da minha melancolia suave e levemente irônica de poeta.
 
Senti vontade de fazer palavras com as mãos como se faz potes de barro. Senti vontade de me sujar com elas. E no final do dia , quando o céu estiver tingido de vermelho e nostalgia, poder olhar para elas como olhava para a minha árvore.



 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 

9 comentários:

  1. Silvia, eu não sou uma psicanalista. E também não sei o quanto você sofreu no último relacionamento. Mas, fazendo uma analise desde as primeiras postagens em que comecei acompanhar o "Desbocada" sentir que aos poucos teu coração está se recuperando das pancadas. Ou melhor definindo, estaria se recuperando de um "tsunami" que silenciosamente invadiu e destruiu tudo. E aos poucos você está se reencontrando e colocando os pedaços do seu coração no lugar. E acredito que essa tua postagem seja uma confirmação disso que estou querendo dizer. Lembranças da infância, da família, dos amigos e de tudo aquilo que unifica teu coração com a tua alma. Tudo aquilo que te faz feliz e te dar prazer. E sobre o "vermelho" do texto significa que teu coração está pronto para uma nova paixão. Você está LIVRE para se apaixonar novamente. "Do you believe in life after love?" é essa frase da música "Believe" da Cher que vem na minha mente. Você acredita?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Darlin querida Rs Vc pode não ser uma psicanalista , mas leva jeito! A interpretação que realizou em relação à cor vermelha foi uma análise semiótica/psicanalítica. O vermelho representa todo este desejo furioso de vir à tona mais uma vez...que Deus me ajude RS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quem quer voar alto, sofre com dois problemas fundamentais para enfrentar: a rarefação de níveis tão acima do comum e a altura das eventuais quedas. Nada que a inércia de um corpo em movimento por uma mente inquietada não resolva...
    Se fosse para arriscar um palpite, seria: "sagitariana!"
    E a propósito (não que vá contar muito, mas... vou dizer mesmo assim): gostei do blogue e de suas mensagens desbocadas no carmim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sagitariana?????? RSRSRS Tenho bastante elemento fogo em meu mapa astral. Ascendente em Áries, Vênus e Saturno em Leão, Netuno em Sagitário. Mas meu signo solar é Gêmeos. Fico feliz que tenha gostado do blog!

      Excluir
    2. Haha! Tá explicado esse Ar que dar combustível ao meu fogo. Por isso que me identifico aqui. Compatibilidade astral comigo, uma Leonina RS!

      Excluir
    3. Leonina???????? RSRSRS Costumo me dar bem com leoninas! Gosto muito deste signo e ele é bem importante no meu mapa pois rege minha Vênus, que influencia justamente a vida amorosa e o senso de prazer e beleza.

      Excluir
    4. Leonina???????? RSRSRS Costumo me dar bem com leoninas! Gosto muito deste signo e ele é bem importante no meu mapa pois rege minha Vênus, que influencia justamente a vida amorosa e o senso de prazer e beleza.

      Excluir