domingo, 14 de fevereiro de 2016

Coisa de escritor...

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

O namorado de uma ex-aluna minha , que se tornou uma grande amiga e colega de literatura, a quem dedico sentimentos maternais, tem um blog incrível. Tanto ele como minha amiga são escritores incríveis.

Hoje, comentando a respeito dos seus escritos, disse a ele que domingo de manhã é um horário perigoso.  Disse que preguiçosas ideias, ainda bocejando e meio sonolentas, se desdobram em grandes e loucos gritos de guerra.

Sim, domingos de manhã apresentam uma calma enganosa. Sob a pilha de jornais , o andar arrastado com as pantufas, a caneca de café na mão, aquele ar de quem tem todo o tempo do mundo para relaxar, escondem-se ideias inquietantes.

Quando o barulho para lá fora e não precisamos sair correndo para pegar o ônibus nem o metrô, quando ninguém nos espera e pode-se ficar de pijama ou camisola até o meio-dia, acabamos olhando para dentro de nós mesmos.

Aí, escritores de plantão, saltam de dentro do peito. A gente pega mais uma caneca de café e mesmo que ele já esteja meio frio, com gostinho de bebida coada numa cueca, a gente o bebe fazendo careta e segue em frente. Digitando, batendo as pontas dos dedos no teclado compulsivamente ( No meu caso um dedo apenas RS)  E fazemos mais caretas. E nem é preciso tomar mais café para isso.

Paisagens calmas e dias ociosos podem nos transportar para o mais caótico das nossas ideias. Podem nos arremessar para o subterrâneo das nossas obsessões mais doidas. A gente pode ficar batendo a cabeça na parede até encontrar as palavras corretas antes de tomar mais um pouco de café frio. Antes de abrir aquela latinha gelada de cerveja , fingindo que é apenas mais um trabalhador curtindo o seu domingo sem neura alguma.

Mentira! Escritores estão sempre pensando, imaginando, conspirando contra eles mesmos. E se bobear até a empadinha de palmito saboreada no balcão da padaria vira tema de poema. Porque se a gente for parar para pensar , existe toda uma magia em morder uma empadinha bem recheada, sentindo o gostinho da azeitona se desintegrando pela boca.

E o bom e velho pastel de feira? Quem disse que ele não rende um bom poema?  A poesia está nos olhos de quem escreve.

 
 
 



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário