sábado, 17 de outubro de 2015

Pessoas no lugar errado são como pum no elevador

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
Para a cultura brasileira, lugar de pum é no aconchego do lar, de preferência na solidão do quarto ou de qualquer outro cômodo não compartilhado por ninguém. Pum no elevador pode ser asfixiante, principalmente se for um prédio com muitos andares...o "aroma" vai se desvanecendo como um tecido degrade.  Do insuportável passa-se para o simplesmente desagradável.
 
Um pum no lugar errado sempre me causa um desejo de rir muito, principalmente se ele não for acidental. Gosto do pum protesto. Gosto do pum engajado. Gosto do pum na linha de frente, denunciando o sistema.
 
Mas voltando à metáfora inicial,  pessoas no lugar errado são como puns no elevador porque elas estão inadequadas. Elas estão desconfortáveis e geram desconforto e constrangimento nos outros.
 
Descobrir seu lugar no mundo é o mínimo que uma pessoa precisa  fazer para ter uma vida digna de ser chamada de vida.  Se o cara ou a cara não consegue nem ao menos saber em que lugar deve se colocar, se mata. Na boa, se mata. Ou se assuma como um hamster ( sem querer ofender os hamsters)
 
Ok.Ok.Ok. Muitas vezes somos obrigados a estar onde não queremos. Contingências da vida. Por outro lado, não consigo compreender por que tantas pessoas optam por aquilo que elas não querem tendo a chance de escolher outra porra qualquer.
 
Ontem mesmo estava falando com alunos meus sobre o tema. Está preocupado apenas com mercado de trabalho? Refletir, elaborar intelectualmente, juntar duas ideias aparentemente distantes não é a praia do cidadão? No problems. No stress. Mas procure um curso técnico ou mercadológico que ensine a apertar parafusos, dar lustro em botões ou qualquer outra porrinha bem objetiva que te garanta um emprego e um salário no fim do mês.
 
 
Universidade é espaço para debate, reflexão, desenvolvimento e aprimoramento da inteligência.  Não te interessa? Não gera lucros para comprar o tênis da moda? Curso mercadológico! Não entra na tua cabeça?  Não gera status para as rodinhas das baladas da moda? Curso mercadológico!   Seu sonho é vestir um terno ou um tailleur e fazer palestra motivacional, "ensinando" como como conquistar o sucesso em 7 passos com uma trilha musical ao fundo? Curso mercadológico! 
 
Todo trabalho é bom e digno quando feito com competência, amor e dedicação. Não se force a algo que te estupra intelectualmente.
 
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário