domingo, 18 de outubro de 2015

Pensamentos de uma mulher quase madura

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Uma vez, um professor muito querido disse-me que eu seria jovem aos 50 de idade. Sorri envaidecida dentro dos meus vinte e poucos anos...

E se ele estiver certo, ainda tenho um bom tempo para amadurecer.

Quase todo mundo que já passou dos trinta, gosta de fazer uma listinha das coisas que aprendeu. Eu já fazia estas listas antes dos 30 porque apesar do meu excesso de jovialidade, posso ter 507 anos de vez em quando.

Hoje prefiro listas menos sistemáticas, menos categóricas. Hoje prefiro jogar minhas impressões  como quem vomita depois de ter misturado vinho com alguma outra coisa qualquer. Vinho é diva, prima dona. Precisa do palco inteirinho para ele.

Hoje prefiro dizer simplesmente sem muito compromisso, sem muita sistematização, sem me levar muito a sério algumas coisas que me marcaram.

Percebi que sapatos de salto são lindos, mas que prefiro usar tênis porque conforto fica em primeiro, segundo e terceiro lugar para mim.

Percebi que a melhor forma de ser feminista não é criticando os homens e sim olhando nos olhos deles e falando de igual para igual.

Percebi que não existe hora marcada para ser feliz e se esperarmos pelo momento ideal a vida passa em branco.

Percebi que existem muitas hierarquias. Se não posso mudar a sociedade, me contento em quebrar os muros e pedestais dentro do meu mundo particular.

Percebi que é melhor errar pela emoção do que pela razão.

Percebi que as pessoas mais agressivas são as mais covardes.

Percebi que nada desperta mais a inveja do que o senso de liberdade.

Percebi que somos como alcoólatras sob controle no que diz respeito aos nossos defeitos.  Podemos nos segurar, mas sempre existe o risco de tudo voltar a acontecer. Podemos mudar hábitos e a forma de ver certos temas, mas não mudamos temperamento.

Percebi que todo mundo precisa se agarrar a alguma coisa para suportar a vida. Todo mundo tem algum viciozinho sórdido.

Percebi que precisamos realmente nos afastar definitivamente de pessoas que nos fazem mal. Nenhuma regra social de cortesia pode nos obrigar a ficar perto de quem defeca em nossos ouvidos. Tem gente resistente à lactose, a glúten...eu sou alérgica a futilidade e gente burra que se acha inteligente e sai dizendo bosta como se fosse o ban ban. Burro bom é burro passivo.

Percebi que pequenas transgressões são o lifting da alma e sorrir e abraçar bastante são os melhores cosméticos que existem.

Percebi que não adianta fazer planos.

Percebi que invejosos são irritantes para caramba , mas que sem eles a vida ficaria ainda pior.

Percebi que a lealdade e a generosidade são muito superiores ao moralismo.

Percebi que é bobagem tentar buscar vantagens em dias quentes. Eu realmente os detesto.

Percebi que uma vida feliz é bem melhor  do que uma vida regrada.

Percebi que quero morrer doente...seria muito triste morrer saudável RS
 
Percebi que só é possível obter o melhor se arriscando ao pior.



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.




 
 








 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário