terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cheiro de família

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Em plena terça-feira, uma linda terça-feira cinzenta, sinto cheiro de molho de tomate apurando no fogo, dentro de um panelão gigantesco, digno de uma cantina italiana ou de uma família bem numerosa.

Não, minha família não é numerosa nem fazemos comida para vender. Embora esta ideia me atraia muito...vender comida é o mesmo para mim que vender um misto de arte com afeto e prazer não criminoso. Embora na nossa sociedade, comer pode escandalizar mais do que assaltar um banco ou dar as partes traseiras para conseguir uma promoçãozinha qualquer.

O  tema sexo por prazer gera tantos risinhos constrangidos e caras amuadas. Falar de sexo anal, então! Ai, meu Deus!  Mas sabemos que muita gente faz sexo sim sem uma gota de carinho apenas para conseguir vantagens sociais e materiais. Aí pode...dá vontade de vomitar.

Mas voltando ao cheiro do molho em plena terça-feira, este odor associado à visão do meu pai mexendo a panela gigante me traz uma profunda e deliciosa sensação de família. Se tivesse que escolher uma única imagem para definir o melhor em família, escolheria meus entes queridos na cozinha, aspirando o odor quente do molho, enquanto soco um pouco desta maravilha num pãozinho francês e o devoro sem nenhum sentimento de culpa.

Quando meu pai faz molho, bastante molho para congelar, fico à espreita, esperando o momento para roubar um pouquinho desta delícia com gosto de família, de afeto, de carinho, de infância eternamente resgatada.

O amor é condimentado, quente, saboroso, calórico, aconchegante, fumegante e transforma um simples pãozinho numa maravilha.

 
 
 
 
 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas

Nenhum comentário:

Postar um comentário