sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Sócrates e as ovelhas

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Acabei de assistir a um vídeo FANTÁSTICO indicado pela minha querida amiga Fernanda Moura. Ela é filósofa clínica e tem me ajudado muito a adentrar cada vez mais neste fabuloso mundo do pensamento lógico e consciente.

 
O vídeo que vi, elaborado por Alain de Botton, fala sobre Sócrates, considerado o mais importante filósofo da Antiguidade grega.
 
Sócrates dizia que tudo que ele sabia era que ele nada sabia. Num mundo como o nosso, cheio de mesmices e frases feitas , este pensamento é no mínimo desconcertante.
 
Apesar de viver em uma sociedade democrática , Sócrates achava que nem sempre a maioria tem razão e que todos os argumentos devem ser refutados até alcançarmos todas as exceções possíveis para cada regra.
 
Acreditava também que qualquer pessoa poderia ser um filósofo se se propusesse a pensar. Mas na prática, a minoria realiza esta atividade , que na opinião do filósofo, é o que diferencia seres pensantes de ovelhas.
 
Para Sócrates , quem não reflete , quem aceita tudo com conformismo era uma espécie de ovelha pois vive no meio das massas , passivamente.
 
O método de ensino socrático pode ser muito doloroso porque ele desconstrói as verdades do seu interlocutor. Atualmente , chamamos de método socrático algo mais light.
 
Quando um professor , por exemplo, permite o fluxo de ideias entre os alunos , questionando-os e fazendo-os pensar sobre conceitos e valores , podemos dizer que de certa forma este docente já está se inspirando em Sócrates.
 
Diferentemente daqueles que cospem todo o conteúdo formal sobre os estudantes sem dar nenhum tipo de margem de manobra para negociações intelectuais.
 
Infelizmente , muitas de nossas escolas e universidades ainda estão impregnadas por este pensamento autoritário, em que se acredita que o professor é o detentor do saber. O professor é um inspirador , um provocador que seduz os alunos rumo à construção do conhecimento.
 
Nenhum saber que não seja elaborado vale realmente a pena. O saber precisa penetrar a alma e transformar o mundo interior . Caso contrário, não passou de decoreba.

Não adianta , por exemplo, defender uma postura libertária e na prática agir como um reacionário. Não adianta se definir como alguém sensível, se na prática , trata-se as pessoas como objetos. Não adianta demonstrar erudição, se na prática leva-se a uma vida medíocre. Não adianta se auto intitular uma pessoa ética , se na prática , mente-se e difama-se terceiros para defender os próprios interesses.
 
 



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário