segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Breaking bad: uma questão que vai muito além do dinheiro

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

 
 
 
Assisti animadamente a série Breaking Bad em 2013. Um funcionário da vídeo locadora a indicou para o meu pai e a mim e mesmo sem botar muita fé , acabamos acatando a sugestão.

Não digo que é o meu tipo favorito de série. Mas enfim...ela prende realmente a atenção e trabalha uma questão de vital e suma importância: não queremos ser merdas no mundo. É isso mesmo.

Passar pela vida , só perdendo, sendo explorado, humilhado, ironizado, levando pontapés no traseiro , para não dizer bunda ( já disse RS)  é tarefa inglória. Me faz lembrar do tema de abertura da novela Que rei sou eu?


Em resumo: muito mais do que juntar dinheiro para garantir um futuro economicamente seguro para a família , o personagem protagonista se apaixona pela ideia de se tornar um fodão, um cara forte, temido, poderoso.

Muito mais do que o dinheiro, o poder o seduz. Ser alguém o seduz. Deixando moralismos à parte , quem não gostaria de se destacar no mundo? Quem não gostaria de deixar a sua marca?

Breaking Bad , talvez , tenha como mensagem central o quanto é insuportável sermos perdedores e obscuros no mundo.

Infelizmente , a maioria das produções que envolvem temas ligados às drogas , à violência e ao sexo são mal compreendidos pois a maioria enxerga apenas aquilo que está diante dos olhos e é concreto.

Basta pensarmos no frenético cinema de Tarantino para respaldarmos tal teoria...basta pensarmos , por exemplo, no fantástico Efeito borboleta , que pode ser encarado por muitos como um simples e violento filme de ficção científica. Já escrevi sobre este filme na Obvious.

Muito mais do que ficção, Efeito borboleta fala sobre a dificuldade de corrigirmos nossos erros e como cada pequena ação afeta a terceiros. Vou além. Mostra que muitas vezes para a maioria ficar bem e contente , o amor precisa ser sacrificado.



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário