sábado, 16 de janeiro de 2016

Acredito na beleza

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Não sou espírita. Tive rígida formação Católica. Fui inclusive catequista por 4 anos. Mas há muitos anos , tenho certa simpatia pelo espiritismo...e por alguma razão que não compreendo muito bem, alguns espíritas acham que sou médium.

Depois de levar tantas pauladas da vida , comecei a afastar de mim qualquer tipo de crença metafísica. Era do tipo  que vivia dizendo que nada acontece por acaso. Inclusive , fui uma vez presentada com uma Bíblia e no cartão que a acompanhava , a moça que me presentou disse que a motivação era o meu traço mais evidente na opinião dela. E destacou a frase " Nada é por acaso".

Hoje prefiro crer no acaso. Pois crer em um plano determinado, detalhado, faz meus olhos e alma se encherem de lágrimas. Por que Deus faria para mim um plano tão triste?

Hoje uso como muletas a Filosofia e as Artes. Bebo da beleza que existe na mais profunda e refinada inteligência e delicadeza. Me sinto perto de tudo que existe de mais etéreo por meio de uma poesia , de uma música , de uma palavra transbordante de sabedoria... gosto de um pensamento irreverente. Gosto de espancar e apanhar com as palavras,  mordê-las , beliscá-las, acariciá-las...jogá-las de um lado para o outro da boca como uma bala de caramelo. 


Sim, acredito na arte e no poder que ela tem de nos transformar e nos amparar em um mundo tão estranho e sombrio...


Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário