segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fome de saber

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 

Ontem, conversando com um ex-aluno meu muito querido, tive mais um insight para escrever no Garota desbocada.
 
 
Conversamos sobre o equilíbrio entre paixão e razão no momento de analisar questões intelectuais. Uma bela maneira de encerrar um domingo banal.
 
 
Ele disse-me que a busca deste equilíbrio torna a expansão intelectual muito prazerosa. Concordo com ele. Se fosse um processo simples e indolor , não seria tão instigante.
 
 
Pode soar como pedantismo da minha parte e talvez o seja ...não sei.. mas acho difícil entender o desinteresse da maioria das pessoas pelo conhecimento.
 
Não digo que acumular saberes seja tudo. Sem valores fortes , uma boa dose de coragem e uma alma capaz de se partir ao meio por amor , o conhecimento pelo conhecimento fica meio pobre.
 
Sem generosidade e gentileza, a erudição por si só fica arrogante.
 
 
Mas voltando à questão do interesse pelo saber, acho difícil entender quem consegue passar a vida inteira aplicando duas ou três técnicas para ganhar um salário no fim do mês. Me parece uma vida alienante. Sem sal nem pimenta.
 
 
Ok.Ok.Ok. Cada um se sente bem e é feliz de um jeito. De repente , Literatura , Filosofia , Artes , conversas instigantes , Psicanálise e outras formas de autoconhecimento, Neurologia , Sociologia , Antropologia  não sejam assim tão importantes para alegrar um coração. 
 
 
Entendo aqueles que se apaixonaram por Física Quântica , Física nuclear , Matemática e outras áreas do conhecimento que não me tocam. Mas acho que morrerei sem entender o desinteresse e o desprezo pelo conhecimento de um modo geral. Uma mente sem curiosidade, sem gosto por aprender e conhecer me parece uma mente quase morta.


 
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário