segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Um brinde ao realismo

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Hoje, me debrucei atentamente sobre um post escrito por uma amiga virtual. Uma destas amigas que entrou de repente na minha vida, mas que já me fez rir e refletir demais. 

Ela criticou de forma apaixonada os conselhos dados na internet para evitar a frieza e a hipocrisia do mundo. Seja frio também. Se isole. Enfim, como a Pri disse, parece que o problema está com aqueles que sentem intensamente e são verdadeiros.

Entendo também quem fornece este tipo de conselho. Não creio que seja por maldade ou imaturidade. Acho que é por cansaço mesmo. Tédio. Descrença. Niilismo na veia. Toda autopreservação exagerada é uma forma de niilismo. Niilismo e medo. Porque cansa atuar na linha de frente da vida. Cansa ser a gente mesmo, dizer a verdade, jogar limpo,  se dar por inteiro e receber o oposto. 

Admiro a indignação da minha amiga , mas respeito o niilismo daqueles que dão conselhos conformistas. Respeito até mesmo porque a gente não conhece o caminho que a pessoa trilhou até começar a dar estes conselhos. A gente não sabe o que e o quanto ela precisou suportar para descobrir que realmente se importar não vale a pena. Que lá no fundo, tudo se resume a cinismo , frases feitas e jogos de palavras.

Termino o meu post com uma das frases que mais aprecio da literatura universal, retirada da peça teatral Um bonde chamado desejo , de Tennessee Williams. A frase é pronunciada cheia de fervor pela bela, trágica e bipolar Blanche Dubois: "A única coisa que não tem perdão é a maldade gratuita e deliberada".





Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.

2 comentários: