sábado, 12 de dezembro de 2015

Amo o Cinema como Filosofia

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Sempre fui cinéfila. Sempre amei ver filmes, principalmente a partir da adolescência. Com 14 anos, ir à locadora de vídeos era um programa inspirador e renovador. Adorava ver filmes românticos clássicos e um dia despertei o riso de uma prima ao suspirar languidamente para uma cena do filme Sabrina.

Com o tempo o gosto para filmes foi se sofisticando e passei a ter um apetite insaciável para obras diferentes, alternativas, meio bizarras e malucas.


Amo fazer análises fílmicas. Mas não me interesso por falar de plongée e contra plongée nem de planos e contra planos, travelings e zooms. Não choro diante de um plano sequência.


Embora prefira contra plongée a plongée e alguns enquadramentos realmente me chamem a atenção, o que me suga num filme é o seu caráter filosófico. A sua capacidade de  despertar em mim o desejo de pensar.


Nas minhas análises fílmicas, falo de aspectos estéticos se eles estiverem intrinsicamente relacionados ao conteúdo filosófico que pretendo trazer à tona, desnudar e destrinchar.

Sim, estou mais para a Filosofia do que para o  Cinema. Amo tudo aquilo que me faz pensar. E sentir. Amo acima de tudo  aquilo que permite pensar afetivamente ou sentir intelectualmente. Fiquei completamente fascinada pelo conceito de Filosofia logopática proposto pelo professor Julio Cabrera no livro O cinema pensa. Um dos meus livros de cabeceira.

Quando ele chegou aqui em casa em 2012 fazia um calor infernal. Era um daqueles dias que dava vontade de bater a cabeça na parede para cair desmaiada e fugir do ar abafado por alguns momentos. Catei o livro e o devorei de forma irregular. Pulando páginas. Indo para o final, depois para o começo. Quase me esqueci do calor que matava meu ânimo.

Preciso ser estimulada intelectualmente. Por amigos, alunos, possíveis pretendentes...toda e qualquer vida que me rodeia.

Uma vida sem conversas filosóficas e instigantes, sem poder saciar a minha  fome de saber, sem poder saciar a minha curiosidade que me come por dentro é como um filme sem pontos de virada, em que nada acontece e a gente se pergunta : "Por que estou vendo este filme?"

Uma vida sem a sintonia cúmplice de olhos que deduzem as palavras ausentes ou caladas na boca é como um filme vazio que encontramos nas faixas comerciais dos canais abertos.

Uma vida imersa na monotonia do senso comum em que precisamos dar um sorriso amarelo para engolir um bocejo, é como um filme enfadonho que nos faz cair no sono logo nas primeiras cenas.

Sim, amo o Cinema como Filosofia. Amo as artes de um modo geral como Filosofia. Amo a vida, as ideias e as pessoas como Filosofia. Amo debruçar-me sobre um pensamento e acaricia-lo até à exaustão, até chegarmos juntos num estado de torpor.

Sim, amo fazer poesia com as minhas ideias e vagar pelo mundo, sempre um pouco absorta e um pouco histérica, os olhos brilhantemente tristes, a alma escancarada para a melancolia festiva do conhecimento.

Cavo abismos cada vez mais profundos e olho extasiada para eles, dividida entre a ideia de jogar-me com tudo ou simplesmente ficar ali a contemplá-lo.  

 
 
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas

Nenhum comentário:

Postar um comentário