segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Bagagem boa é bagagem pequena

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Bagagem boa é bagagem pequena. Acabo de voltar de um fds delicioso com meus primos. Arrastando a minha maletinha pelo aeroporto de Brasília, com minhas roupas confortáveis, que se moldam aos caprichos do meu corpo e um par de tênis branco como usava aos 16 anos, senti-me incrivelmente cosmopolita.

Gosto de viagens curtas. Gosto de bagagens objetivas. Gosto de reduzir tudo ao essencial. Gosto de viver tudo muito intensamente entre um embarque e outro. Gosto da sensação de estar em trânsito. Gosto de imaginar-me mil sentada na poltrona de um avião. A vida é movimento e torpor.

Quem está acostumado a viajar, sabe que não precisa de dúzias de roupas e sapatos para passar dois dias fora de casa.

Coloco poucas coisas na mala e não dou conta de usar tudo. Sempre sobram duas ou três peças que ficam negligenciadas.

Quanto mais se viaja e quanto mais se conhece, sabe-se o que colocar na mala de rodinhas e no coração. Uma sandália alta de tom pastel vai com tudo: vestidinhos vaporosos e calça comprida. Alimentar apenas as amizades que valem a pena também otimiza muito o nosso tempo e nos preserva de um monte de dores de cabeça.


Um tênis branco e confortável combina com poá e com renda, além de ser o ideal para se andar. Minimizar e relativizar o que os outros pensam e dizem é uma forma mais suave de passar pela vida.

Quebrar a monotonia das blusinhas básicas cinza com brincos grandes e vistosos é uma saída para quem deseja mudar o visual ocupando pouco espaço. Dedicar o melhor do tempo e da energia com aquilo que realmente importa , deixando para lá pequenas disputas é uma boa possibilidade para quem não quer mais ver a vida passando em branco.

Levar um bom livro na bolsa também é uma dica preciosa. Um livro pode ser uma grande companhia no tédio do aeroporto e durante algumas horas de viagem. Estreitar laços com quem tem coisas inteligentes a dizer é dar-se uma oportunidade de crescer, de expandir possibilidades, de ver o mundo por meio de outros olhos.

Sim, bagagem boa é bagagem pequena. Roupas práticas, sapatos confortáveis, perfume com bom fixador, adornos expressivos, pessoas interessantes e interessadas em você.

Quem está acostumado a viajar por muitas cidades, países , experiências e emoções, sabe bem o que deve levar.



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas

Nenhum comentário:

Postar um comentário