sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Um pouco de inteligência, please!

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Sim, caro leitor. Preciso de frases, posts, pensamentos inteligentes como um esportista precisa de água depois de três horas se exercitando. 

A alma fica seca se não esbarrar em algo que faça ela vibrar. Pior do que encarar um monte de posts com bons dias e borboletas brilhantes sugerindo uma vida feliz, é se deparar com posts empreendedores. Eca! Sinto o fundo do meu estômago aumentar e quase me atiro num abismo...de tédio. 

Como conseguir o sucesso, quais erros evitar na hora da conquista...blá blá blá...um monte de bosta em estado literário para ganhar dinheiro em cima da ilusão alheia.

Cansei dos lugares comuns, das frases prontas, principalmente das proferidas por mim. Cansei de dizer e ouvir que há males que vem para bem, que Deus escreve certo por linhas tortas, que aprendemos com nossos erros. 

Tô cheia de um aprendizado que não leva a nada. Tô cheia, principalmente, do ar de superioridade daqueles que acreditam que aprendemos alguma coisa valiosa com a dor e que cada merda que acontece em nossa vida tem um porquê.  


Não me importo que pensem desta forma. Pouco me importa como as pessoas pensam ou deixam de pensar.  Tô farta de tentarem vender esta caca toda para mim em papel celofane cor-de-rosa. 

Não, não me sinto parte de um plano maior. Talvez nunca tenha sentido, mas só agora consigo admitir para mim mesma...não sei...não creio que Deus seja um escritor que escreva a nossa história nos mínimos detalhes.

Acredito mais que ele seja um coreografo do improviso e que nós como artistas performáticos nos movemos no caos, reinventando passos velhos,  nos deslumbrando com gritos e gestos desconexos, dançando uma dança bizarra que imaginamos ser só nossa, mergulhados em séculos de mesmices e emoções esgarçadas. 

Não importa para qual lado do salão nos desloquemos.  Tropeçaremos no nosso quinhão de veneno e bálsamo. Como diria Oscar Wilde, a vida tem duas tragédias básicas: conseguir o que se deseja e não conseguir o que se deseja.

Meu Deus...este pensamento é libertador! Melhor que ovo frito com gema mole dentro de um pãozinho francês logo pela manhã. 





Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário