quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Um ano para enterrar cadáveres

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Em abril deste ano foi enterrada minha última possibilidade de viver como uma personagem. Precisei enterrar muitos cadáveres e pular os escombros em que se reverteu minha vida para encontrar a mim mesma: completamente nua, usando apenas um batom vermelho e um sorriso sarcástico.

Se a vida tivesse seguido o curso esperado, seria eu hoje uma mulher me preparando para o casamento e à minha maneira , ou melhor dizendo, à maneira da personagem que vivi durante anos, poderia ter sentido uma felicidade mais ou menos, mais para menos do que para mais. Uma felicidade frígida, que contrai os lábios para segurar o choro. Mas que lá no fundo está bem porque fez o que deveria ter feito.

Eu não enterrei apenas um amor. Eu enterrei todo um ideal de vida. Eu enterrei toda uma forma de pensar. 

Me descobri mais aventureira do que moça casadoira. Me descobri mais amante ideal do que esposa. O que eu entendia racionalmente , passo a sentir com a pele. Por que duas pessoas que se amam precisam necessariamente morar na mesma casa? 

Nada contra morar na mesma casa e talvez um dia eu faça isso se encontrar alguém que valha a pena. Mas por que não estender o tempo do namoro? Por que não viver o amor com mais liberdade? Por que não curtir por mais tempo ou até mesmo por tempo indeterminado o lado gostoso do amor, sem sentimento de culpa, sem necessidade de provar nada a ninguém, muito menos a nós mesmos?

Por que misturar cuecas para lavar e mais um monte de chatices cotidianas com o amor? Mais uma vez, reitero que não tenho nada contra  dividir os afazeres domésticos. Mas hoje não vejo o morar junto como requisito essencial para se viver um amor. É mais uma forma de viver o amor como tantas outras. Uma forma mais exigente, mais madura, mais heroica para alguns e mais medrosa para outros. Depende da motivação que faz cada um escolher o casamento formal.

Me descobri mais filósofa do que religiosa. Mais bondosa do que boazinha. Mais trágica do que melodramática. 

Descobri que não preciso frequentar um culto para ser fiel a Deus e que não preciso engolir tudo para ser uma boa pessoa. Descobri que a tragédia é grandiosa e atemporal. Melodrama é coisa de livro de banca de jornal, cheirando a perfume de qualidade duvidosa e lágrimas fáceis demais.





Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário