terça-feira, 8 de março de 2016

Mais feiticeira do que princesa: uma homenagem às mulheres

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
 
A garota desbocada não poderia deixar de se manifestar no dia internacional da mulher. Já escrevi meu artigo ferino, porém bem educado e com pitadas acadêmicas para a Obvious.
 
 
Aqui, posso me despir no quarto ou no banheiro de porta aberta.  Se quiser entrar , puxe uma cadeira ou sente-se na cama. Pouco me importa. Só quero que fique à vontade...ou não, como diria Caetano Veloso.
 
 
Ontem, por sugestão de uma aluna, assisti ao filme Malévola. Caímos num debate sobre a semiótica dos contos de fadas e algumas garotas bateram o maior bolão.  Sim, as meninas de hoje dão um show de esperteza nas da minha  época, quando eu era uma garota no sentido stricto sensu.
 
 
As novas gerações já perceberam que o amor romântico é mais problema do que solução.  Se antes a gente pensava que era impossível ser feliz sem amor romântico, hoje em dia, muitas garotas já sacaram que até dá para ser feliz apesar do amor romântico.
 
 
Vivi 37 anos no alto de uma torre esperando que alguém me salvasse. Não precisava ser um príncipe. Podia ser alguém comum, de carne e osso, sem carro, sem dinheiro no banco, contanto  que me amasse e se deixasse amar por mim, num jogo sem perdedores. No verdadeiro amor só há vencedores. Pelo menos esta era a minha crença.
 
 
As meninas de hoje parecem entender que tudo é jogo mesmo no mau sentido da palavra.  E que se a gente quiser sair pelo mundo e viver, tem que descobrir uma escada de incêndio ou qualquer outro meio de escaparmos da torre.
 
 
Para alguém como eu, este aprendizado é muito duro.  Mas como ainda sou uma garota lato sensu, acredito que  possa absorver o essencial desta filosofia de vida toda.
 
 
Aprender não é problema para mim.  Morrerei aprendendo.  Não tenho medo de juntar as minhas tralhas e mudar de estrada caso a atual esteja me levando para um destino indesejável.  Aprender e recomeçar são os meus nomes do meio.
 
 
E esta é minha pequena e mordaz homenagem ao dia internacional da mulher.  Morram de paixão.  Quebrem a cara. Mas nunca se esqueçam de quem vocês são: as senhoras de seus próprios reinos e muito mais feiticeiras  do que princesas. 
 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 







6 comentários:

  1. Eu gosto tanto daqui do Desbocada. Eu leio os artigos no Obivius, porém, não me sinto tão a vontade por lá. Pois, tem pessoas que não respeitam a nossa opinião.E começam a querer a discutir literalmente com a gente. Aqui me sinto a vontade pra compartilhar minhas insanidades. Rsrs! Pois, a " Garota" nos traz uma cumplicidade. Quando nos conta as suas histórias e suas loucuras. Faz dela a chefe do clã. A feiticeira principal. Que vai abrir o seu livro de feitiços e nos ensinar a lidar com os feitiços de outros bruxos maus. Aqui podemos ser quem a gente quiser. Só basta chegar! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Darlin! Nossa! Eu não podia receber comentário mais bonito do que este e que traduzisse melhor o espírito do Garota desbocada! É isso mesmo. Aqui, não é um espaço para debates ácidos e guerras de egos. Não é um espaço para polêmicas e sim para as pessoas se sentirem à vontade com suas próprias insanidades. Muito obrigada por se sentir em casa no meu cantinho.

      Excluir
    2. Sílvia, eu morro de rir quando você posta no Obivius algum artigo que já tenha sido compartilhado por aqui. Pelo fato do uso das palavras formais e da sua verdadeira opinião sobre o tema. O texto fica uma gracinha, só fica faltando o lacinho na escritora, rsrs! E quem ler nem imagina o quanto ela é escrota e desbocada, haha! Dar uma cumplicidade, pois, no fundo a gente sabe qual é a tua opinião sobre o assunto. E ler os comentários é pra morrer de rir. Enfim, o Desbocada é melhor lugar pra compartilhar opiniões, amores, experiências e insanidades. Fiz daqui meu cantinho também. Onde não preciso de chaves para entrar e nem de dizer que horas eu vou voltar. Tenho liberdade para ser eu mesma. ♡

      Excluir
  2. RSRSRSRS Gostei do escrota RS Sim, na Obvious a linguagem precisa ser mais polida, embora eu deixe o meu veneno nas entrelinhas RS O que acho mais engraçado é que na Obvious , costumo escrever na primeira pessoa do plural. Vc já notou isso? Uso a primeira pessoa do plural para ficar menos ofensivo quando quero fazer uma crítica. A grande semelhança existente entre os textos que publico na Obvious e no Garota desbocada é o real interesse em abrir os olhos das pessoas para um monte de temas tabu.

    ResponderExcluir
  3. Já notei sim. Esse uso do "Nós" faz com que o leitor se coloque no lugar do autor e vice versa. Traz uma identificação e uma cumplicidade ao texto. Por isso que as pessoas se identificam tanto com os teus textos. Mesmo tendo opiniões diferentes sobre tema. E quando resolvem entrar e conhecer o garota se surpreendem. E resolvem visitar várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc entrou totalmente no espírito do Garota desbocada. Muito bom.

      Excluir