quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bela, desbocada e do bar...

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
A capa da revista Veja que apresenta a legenda "Bela, recatada e "do lar" , referindo-se à esposa do vice-presidente da República, gerou uma série de piadas nas redes sociais.
 
Entre as piadas, uma que me deliciou profundamente foi a apresentada num post em que uma mulher da Antiguidade segura um copo ( supostamente com alguma bebida alcoólica) e há os seguintes dizeres: "Bela, desbocada e do bar".
 
Outro post brincalhão e irônico disse que mulher precisava ser discreta.
 
Fiquei entre gargalhar e vomitar. Como o meu estômago anda bom , acabei gargalhando sozinha, às vezes internamente, para mim mesma. Em outros momentos, ri  para valer,  para não chorar.
 
Quem elabora as matérias e capas da revista Veja? A reencarnação de algum membro da Santa inquisição? A quem esta revista se dirige? A gente mal amada e mal comida que se irrita com simples insinuações sexuais? A gente que se esconde atrás de Deus para disfarçar as nojeiras que pratica?  A gente que fala em nome da família brasileira, mas que tem amante?
 
Sim, meu caro leitor conservador. Defender a família tradicional brasileira é defender a maltratada mas necessária figura da amante. Família tradicional que se preze precisa de uma amante para manter o equilíbrio da hipocrisia.
 
Filho gay , nem pensar! Mas amante discreta pode. Esposa discreta deve. Passar pelo porteiro e pela faxineira sem cumprimentar faz parte ,contanto que se diga sempre "Graças a Deus".
 
A que família brasileira os deputados se referiram na votação de domingo??????? À família formada por um casal heterossexual com filhos biológicos?
 
E que merda é esta de recatada e do lar? Por acaso , as mulheres que trabalham fora e ainda cuidam da casa ao chegarem exaustas do emprego não são do lar?  Por acaso , a idoneidade de uma mulher se mede pela saia nos joelhos. Não devemos nos esquecer que tanto saias curtas quanto no joelho podem ser levantadas a qualquer momento.
 
Vestir uma saia na altura dos joelhos é salvo conduto para se fazer qualquer outra coisa acima de qualquer suspeita?
 
Fala-se ainda em recato em pleno século 21? O que seria recato sob o viés de quem escreveu a matéria? Usar decotes altos, batom nude e não mostrar os dentes para sorrir?
 
Ninguém precisa andar semi nu pela rua , mas julgar uma pessoa pelo estilo de roupa é o fim da picada...tem gente que usa cores e modelos discretos porque os acha mais elegantes...apenas isso! Roupa bege e batom cor de boca não são provas cabais de uma conduta recatada.
 
Não, caro leitor conservador. Mulher não precisa ser recatada nem discreta. Mulher precisa ser valorizada . Precisa se expressar . Precisa ser feliz dentro de um vestidinho elegante bege ou dentro de uma mini saia preta. Mulher precisa ser ela mesma com batom nude ou vermelho. Ou ainda sem batom algum. Mulher precisa ser querida independente do seu temperamento. Independente de ela posar para uma foto com braços delicadamente cruzados na frente do peito ou erguidos para o alto. Mulher precisa dizer o que pensa, sorrir e rir à vontade , ter prazer,  trabalhar , dentro e fora de casa , tomar sua cerveja no bar ou o seu champanhe gelado onde ela bem entender.
 
 


 



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 






3 comentários:

  1. Vc é uma mulher incrível...inteligente, sofisticada, bela e muito arrojada..te leio há tempos...e a cada artigo seu...me delicio com suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Muito grata por elogios tão efusivos e gentis! Fico feliz em saber que o Garota desbocada tem leitores fieis.

    ResponderExcluir
  3. Que tal trocar por "Inteligente, escrota e do bar! " hahaha! Imaginei que sairia uma postagem sobre essa matéria infame. Continuo mandando o status quo se lascar. Domingo me deixou com náuseas e com nojo. Foi muita hipocrisia,falsidade e canalhice para um simples Domingo.

    ResponderExcluir