quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bote mais água no feijão e pegue mais uma cerveja na geladeira: quando a vida se torna sensorialmente simples

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Adoro fazer comparações entre comida e a vida. Entre comida e amor. Amizade. Alegria de viver. Aconchego. Preguiça gostosa.
 
Adoro relacionar um bom prato de macarrão com família, almoço de domingo, vinho tinto, laços que nunca se rompem, uma embriaguez leve na alma.
 
Adoro relacionar feijão, farofa , toucinho, tudo muito bem temperado e pouco light com o apetite com que podemos devorar a vida.
 
Adoro relacionar  um bom fast-food com momentos lentos e indolentes diante de uma tela de TV ou computador numa tarde fria.
 
Batata frita com ketchup tem gosto de happy hour, coleguismo beirando à amizade. Provolone à milanesa tem gosto de "hoje quero ser feliz". Pastelzinho de carne quentinho, faz lembrar de feira livre, despojamento, aqui agora , sem frescura , num impulso.
 
Uma carne chiando na grelha ao lado do pãozinho de alho faz pensar em molho à vinagrete. Faz pensar em cerveja gelada. Faz pensar em "Hoje é domingo!".
 
Pizza sempre tem uma cara de final de semana, de tô nem aí, estou com fome, acho que vou papear ou ver TV. Pizza nos faz um pouco crianças. Mais do que já somos.
 
Um risoto com champanhe sempre tem uma cara de romance...ai, meu Deus que frio no estômago!
 
Sim, adoro estabelecer relações entre comida e tudo o mais que existe.  Adoro relacionar sabores e personalidades. Sabores e sentimentos. Sabores e momentos. Adoro doces amargos, nuances picantes, um pouco mais de sal além da conta.
 
Sim, é bom quando a gente olha para alguém que a gente não esperava com a maior calma e diz simplesmente para nós mesmos que precisamos botar mais água no feijão e pegar mais uma cerveja na geladeira. É gostoso quando a gente se entrega ao sabor da simplicidade do improviso. Quando a gente não se perde em formalidades e todo mundo come ao redor da mesma mesa com boca boa, salpicando o feijão gordo com farinha e molho de pimenta. É gostoso quando a vida se torna afetiva e simples, mesmo que estejamos a saborear um prato de scargots com prosecco.
 
 


 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário