quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Para que serve a Filosofia, as Artes e as Ciências Humanas?

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
Lendo um pensamento do filósofo francês Deleuze, obtive a resposta ideal para este tipo de pergunta quando parte de alguém com condições de saber  a resposta e sorrisinho debochado.
 
Não dê grandes explicações. A pessoa de fato não está interessada na sua resposta. Diga apenas brevemente: Para ter menos cuzões no mundo.
 
Sim, se as pessoas se aprofundassem mais no conhecimento humanístico, teria menos gente cuzona no mundo.
 
A Filosofia , as Artes e as Ciências Humanas servem  para ter menos gente que não junta lé com cré. Para ter menos gente dizendo que depressão se cura no tanque com um bom bucho de roupa para lavar. Para ter menos gente pensando que psiquiatra é médico de louco. Para ter menos gente se referindo aos doentes mentais como loucos. Muita gente "normal" não é digna de lamber as solas do sapato de alguns psicóticos.
 
Para ter menos gente achando que mandar alguém ir lavar roupa é o pior dos xingamentos. Qual é o problema em saber lavar bem uma roupa? É um trabalho importante como outro qualquer.
 
Para ter menos gente  que se acha maravilhosa demais para cumprimentar e dar um sorriso ao porteiro e à manicure. É para ter menos gente se achando demais porque tem dinheiro e desfila pela cidade com um carrão do ano e uma cara de quem comeu bosta e não escovou os dentes.
 
 Para ter menos gente empertigada, de nariz empinado como se tivesse sentindo cheiro de pum, só porque está vestindo uma roupinha de grife e se acha a tal porque seguiu à risca todos os protocolos sociais como decorar a casa como as revistinhas ensinaram e acreditam sinceramente que a idoneidade de um profissional se percebe pela gola alta da blusa  e o sorriso amarelo de bosta , sugerindo uma amistosidade fake como todas as relações que a pessoa vai estabelecendo para se auto afirmar. 
 
Para ter menos gente que tem  surto psicótico se não pode comprar  a bolsa X ou sapato Y.  Para ter menos gente que prefere sapatos a livros. Para ter menos gente  que  acha que filme de arte é feito por doente mental e que acredita firmemente que seu "refinado" gosto pessoal é palavra de ordem.
Para ter menos gente que acha que uma conta bancária cheia de dinheiro compensa uma cabeça vazia.
 
Para ter menos gente que tenta compensar suas mancadas e gafes dando presentes em vez de pedir desculpas. Para ter menos gente que passa a vida sem se entender e projetando as suas pirações nos outros.
 
Sim, cansei de ouvir este tipo de pergunta desdenhosa. Cansei desta hierarquização ridícula entre os saberes e as habilidades.  Por que o mercado financeiro seria mais importante do que a Filosofia? Por que filmes enlatados seriam melhores do que os de arte? Por que ser intelectual é menos importante do que ter o traseiro duro? Por que uma roupa define alguém mais do que suas ideias?
 
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas.

2 comentários: