sábado, 12 de setembro de 2015

Uma dose de veneno, please!


Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
Olho pela janela que dá para o meu pátio interno, meu jardinzinho particular, cheio de rosas vermelhas e viçosas e algumas ervas daninhas também. Olho e me pergunto por que devo eu amar meus inimigos.  Seria eu por acaso alguma masoquista? Não critico quem o seja até mesmo porque cada um faz o que bem entende e se levar porrada na cara e fazer preces por quem nos trucidou causa algum tipo bizarro de prazer, o que tenho eu com isso?
Cansei das fórmulas fechadas, das frases prontas.  Cansei da hipocrisia , das respostas na ponta da língua, desprovidas de qualquer relativização ou senso crítico. Cansei da simplificação da vida. Com pensamento positivo consegue-se tudo, até ir à lua por meio de uma flatulência. Ditados populares são igualmente terríveis. Não representam a sabedoria popular. É um brinde ao senso comum. Quer dizer, boa parte deles.
Deus ajuda quem cedo madruga. Quem disse que levantar cedo e dar um duro danado é garantia de algo?
Roupa suja se lava em casa. Às vezes é preciso lavar no meio da rua mesmo, sem pudor e sem papas na língua.
Dizei-me com quem andas, que eu lhe direis quem és. Frase detestável. Preconceituosa ao extremo. Cada macaco no seu galho. Me parece um convite à segregação.
Melhor um pássaro na mão do que dois voando. Se for um abutre que estiver pousado no meu braço, prefiro ver dois voando mesmo. Convite à modorra. Cautela nunca é demais. Mais um convite à modorra. Um convite implícito para não mexer com o poder.
A palavras loucas, orelhas moucas. O que seria loucura? Alguém poderia me definir? Alguém que trabalha em um lugar que odeia 12 horas por dia me parece bem louco. Cão que ladra não morde. Morde sim.  Falar é prata, calar é ouro. Concordo que às vezes não vale a pena falar mesmo dependendo da estreiteza de quem escuta. Mas dizer que o silêncio vale mais do que a fala...what? Depois da tormenta vem sempre a bonança. Bonança ou tédio?
De moeda em moeda se faz uma fortuna...estou rolando de rir!  Em boca fechada não entra mosca. Um belo convite à omissão. É melhor não cutucar a onça com vara curta? E se eu tiver dentes e garras mais afiadas  do que a tal onça? Não adianta chorar sobre o leite derramado. É , não adianta mesmo. Mas para desabafar é bom para cacete! Para não dizer outra palavrinha iniciada com a letra c.
Aprenda todas as regras e transgrida algumas. Gostei! Este é bem pouco famoso. Por que será? Antes causar inveja que dó. Com este concordo. Não há nada pior do que sentir ou ser alvo de dó. E como costumo dizer aos meus alunos, uma vida sem pelo menos um inimigo não tem a menor graça. Um brinde ao momento!
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. É viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário