terça-feira, 3 de maio de 2016

Sobre as lições da vida...

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Acho que aprendi algumas lições com a vida...a primeira delas é que realmente não aprendemos grandes coisas. 

A maturidade e uma boa terapia nos fazem rever valores , conceitos. Nos fazem disfarçar defeitos e a aceitar a vida com menos desespero. Enfim, nos fornecem estratégias de sobrevivência. Mas cada um é o que é. E como diria Caetano Veloso, na música "O dom de iludir", "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

Aprendi também que a gente pode mentir para a gente mesmo lindamente bem, sem se dar a menor conta por um bom tempo.

Aprendi que toda felicidade construída sobre o coração partido de outra pessoa é uma felicidade menor. 

Aprendi que devemos ser sinceros até certo ponto. Certas verdades nunca devem ser pronunciadas pois nada agregam. Só servem para ferir o outro.

Aprendi que não existe relação alguma entre ser uma boa pessoa e ser feliz. Mas, por outro lado, existe uma grande relação entre ser uma boa pessoa e alguém em paz.

Aprendi que as piores coisas da vida são felicidade fake e remorso.

Aprendi que se a gente quer ser querido e valorizado pelas pessoas, a gente deve valorizar as pessoas e colocá-las no centro.  Tirando amor de mãe, não existe amor incondicional. Sim, é triste. Mas toda relação é uma troca.  Quer ser elogiado, elogie. Quer ser acarinhado, acarinhe. Quer ser o favorito de alguém, torne alguém o seu favorito.

Aprendi que tentar disfarçar ou sublimar sentimentos só o tornam maiores. Aprendi que fazer o jogo do contente não funciona para mim. Preciso sorver minha dor até a borra , entregando-me totalmente a ela para finalmente vencê-la.

Aprendi que usar uma pessoa para esquecer outra é a maior sacanagem.  Além de ser uma grande perda de tempo.

Aprendi que o tempo não cura tudo não. Como diria uma personagem do filme "A excêntrica família de Antonia" , ele apenas embaça a visão. Mas tudo bem. No problems. No stress. Viver é acumular traumas e cicatrizes e mesmo assim seguir em frente.

Aprendi que às vezes é preciso virar a mesa para viver grandes momentos.  As melhores conquistas exigem que paguemos uma fatura alta. Não existe grande felicidade sem um preço a se pagar.  A vida é implacável com os autênticos e destemidos.

Aprendi que os nossos maiores encantos , muitas vezes,  atrapalham a nossa vida.  Aprendi que as pessoas amam , querem, temem  e repelem simultaneamente aqueles que brilham.  Aprendi que conviver de boa com o mérito dos outros é a nossa maior virtude.
 
Aprendi que a grande força de um homem não se encontra em sua capacidade de acumular poder, mas sim, em sua capacidade de aceitar o poder que vem da sua mulher.  Apenas um homem essencialmente poderoso pode aceitar uma mulher que ele seja capaz de admirar e não apenas desejar.
 
 


Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário