segunda-feira, 9 de maio de 2016

Paixão é scargot...amor é arroz com feijão

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Adoro relacionar tudo com comida. Já devo ter escrito algo do gênero em algum dos meus "testículos" RS Sim, relaciono quase tudo com comida porque sou comilona. Adoro comer. Relaciono quase tudo com comida porque vejo estas conexões de fato...

Sim, paixão está mais para scargots,  steak tartar, comida conceito servida no meio de um prato gigantesco , todo enfeitado com flores comestíveis e castanhas picadinhas.  Paixão é champanhe gelado, servido numa taça bonita, numa mesinha de canto de um restaurante iluminado com arandelas e delicadas velinhas.  Paixão é creme brûlée. É crepe de frutas vermelhas salpicado por uma geleia exótica e saboreado com duas colheres, em porções delicadas, olhos nos olhos, à luz de velas deixando tudo mais bonito.

Amor está mais para arroz com feijão. Arroz com feijão bem feito. Bem temperado, pedacinhos de bacon bem fritos boiando naquele caldo espesso, quente. Nada elegante. Reconfortante. Chegar da rua morrendo de fome e cansaço e encontrar um bom feijão fumegante sobre um arroz que acabou de sair do fogo, levemente papa, pode ser a melhor e mais prosaica das bênçãos. 

Amor está mais para bife acebolado, farofinha caseira, uma boa macarronada com molho de carne, maionese. Amor tem cheiro de café recém-coado, pão na chapa, pão fresco com manteiga, gelatina de morango, brigadeiro de colher, bolinho de chuva.  O amor não é glamoroso, mas é essencial. É denso. Vital.  

A paixão pede talheres de prata , garçom servindo à francesa.  Amor pode se satisfazer muito bem  com um P.F. A paixão tem gosto de especiarias, molhos sofisticados, carnes raras. O amor tem gosto de picadinho com molho de pimenta, batatas fritas ou purê de batatas.  A paixão está mais para purê de maçãs com uma caça.

A paixão é café expresso servido numa xícara branca. O amor pode ser servido numa xícara de qualquer cor, desbeiçada. Pode ser servido no copo de requeijão.

A paixão pede regalias depois da refeição. O amor lava os pratos juntos. O amor não é glamoroso, mas é essencial. É denso. Vital.  O amor é o que é. 


Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 






 











Um comentário: