segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Sobre as pequenas irritações do dia a dia

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

A vida é curiosa e estranha. Hoje estamos felizes, sorrindo por bobagem. Sorrindo porque podemos ver uma série do Netflix sem ninguém nos aborrecer. Porque podemos dormir uma hora a mais. 

Amanhã , estamos novamente felizes, mas por um motivo grandioso. Depois , ficamos tristes do nada ou por algum motivo grave.

Um dia , escrevo sobre o vazio de existir , sobre a tragédia de ser arremessado a um mundo caótico e sem sentido.  Um dia , escrevo sobre status quo, amores perdidos , ilusões vãs, egos dilacerados. 

Em outros , tudo que me vem à telha são as mesquinharias banais do dia a dia. É a ira sentida por quase cair da escada rolante do metrô porque um infeliz ficou teclando no celular e não percebeu que a escada acabou. É ...é bem por aí! Para terminar de ler uma mensagem, quase quebra o pescoço das pessoas que vem atrás. Mas o que são algumas vidas diante da necessidade de curtir a amiga brega fazendo selfie com uma micro saia e beicinho de cu, encostada no guarda-roupa?

Em dias como hoje sinto uma necessidade urgente e quase insana de destilar o meu veneno sobre aqueles que se apressam em entrar primeiramente no metrô e depois ficam abestalhados e paralisados como estátuas de cera sem saber em qual cadeira botar o bundão. Uma grande dúvida... Enquanto obstruem a nossa passagem, outras pessoas vão ocupando os lugares restantes. O mais irritante desta situação é que o cuzão indeciso , por estar numa posição privilegiada, normalmente pega um lugar depois de nos ter impedido de pegar .  Dá vontade de gritar: "Puta que pariu! Senta de uma vez! É só uma cadeira , não com quem você vai casar! Se bem que casamentos hoje em dia podem ser menos importantes do que a escolha de um assento...eu , por exemplo, adoro sentar na janelinha...piadas à parte. 

Em dias como hoje , sinto quase um desespero para criticar os infelizes que param à esquerda da escada rolante. No metrô , ou andam rapidamente demais , empurrando a todos ou se parecem lesmas com seus celulares. Ou ainda modelos desfilando pela passarela da vida.  Eu não entendo o porquê de pessoas perfeitamente saudáveis precisarem andar tão devagar... respeito muito quem precisa se locomover com dificuldade por motivos físicos , mas se arrastar porque não tem alteridade para seguir o fluxo é um grande saco. 

Se uma pessoa tem capacidade para teclar e andar ao mesmo tempo, ok. Se não tem, faça uma escolha: tecle ou ande.  Sim, a vida é feita de escolhas. E parece bem sensato escolher não ser um chato. 

Como sou limitada em termos de coordenação motora , opto por usar meu celular quando já estou com minha bunda devidamente instalada em um dos assentos não preferenciais ou agarrada a um dos postes para não ser jogada longe quando o metrô freia. 

Sim, sou ansiosa. Sim, sou estressada. Sou paulistana e perdemos horas no trânsito. Sim, grande parte de nossas vidas vai para o ralo e não há nada mais precioso do que o tempo. Estamos quase sempre no limite da paciência e quando perdemos um vagão porque alguém ficou no lugar errado da escada rolante ou quando somos obrigados a andar quase dez estações em pé , carregando peso ( não se esqueçam que precisamos levar guarda-chuva e agasalho todos os dias) o pouco da nossa cortesia vai por água abaixo. Grosseria? Diria , cansaço. Um profundo cansaço que pode ser quase tão trágico quanto às mais intricadas questões da alma. 








 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 




2 comentários:

  1. Oi, Sílvia! Confesso que admiro uma sinceridade verdadeira. Não me refiro a que se faz por maldade, ou por ser a pessoa ruim mesmo, mas da que cativa e chama atenção por ser "pura sinceridade". Tenho pra mim, que quem é puramente sincero, às vezes não percebe que o é, não que eu seja. Você se percebe o quão puramente sincera é em seus escritos? Como um leitor desde novembro do ano passado, quero saber - mesmo sabendo de seu extenso “currículo”: sente-se desconfortável, ou algo igual, quando posta seus escritos aqui? Espero não ter sido pedante, nem chato. ;) Prazer, tchau!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefferson! Também detesto sinceridade maldosa, apenas para agredir e ofender. Quando , raramente, cometo este tipo de sinceridade me sinto mal. Gosto das críticas genéricas. É uma forma de as pessoas abrirem os olhos , sem se sentirem diretamente atingidas. Como usuária do metrô de 5 a 6 vezes por semana, resolvi escrever este pequeno post como uma forma de desabafo. Se não posso mudar a realidade , posso pelo menos aliviar um pouco o meu cansaço.

    ResponderExcluir