terça-feira, 8 de novembro de 2016

Foda-se se algumas coisas não dão certo


 
Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Foda-se se certas coisas não dão certo. Foda-se se algumas teclas da nossa psique estão quebradas. Foda-se se algumas situações e pessoas sempre vão gerar mal estar em nós. 

Quando aprendemos a nos conhecer melhor e mergulhamos sem temores em nossos fantasmas, descobrimos uma coisa interessante , bem interessante: nem todas as feridas se fecham. Nem todas as cicatrizes desaparecem. Algumas situações sempre vão nos irritar. Algumas pessoas sempre vão trazer à tona o nosso pior. Algumas coisas estão estragadas e nada no mundo vai consertá-las. 

Mas a boa notícia é que não há mal algum nisso. Admitir para si mesmo os pontos negativos, as lacunas, as teclas quebradas, a ansiedade e a angústia que determinados comportamentos nos provocam é reconhecer que somos limitados, imperfeitos e que não podemos superar nem aceitar tudo com um sorriso plácido. 

Infelizmente , estamos na Era da autoajuda e somos obrigados a sermos felizes full time. Somos obrigados a banir qualquer sentimento que não seja bonitinho e agradecer aos céus até quando pisamos num cocozão de cachorro e tiram onda com a cara da gente. 

Não digo que seja bom alimentar sentimentos mesquinhos. Não, não é! Não digo que seja bacana reclamar da vida o tempo todo. É um saco gente que só reclama.  Mas também não somos obrigados a ficar felizes o tempo todo. Não somos obrigados a  ficar batendo palminhas para pessoas escrotas. 

Não somos obrigados a justificar as cagadas de gente autocentrada que só faz merda porque não consegue enxergar nada além dos limites do próprio umbigo. Não somos obrigados a perdoar infinitas vezes pessoas que cometem os mesmos erros sem se importarem se estão magoando ou não os outros. 

Sim, nem todos os traumas são superados. Algumas relações serão sempre difíceis. Algumas pessoas sempre vão trazer à tona lembranças tristes. Algumas pessoas sempre vão nos fazer pensar em coisas tristes por meio de suas atitudes displicentes ou arrogantes. Mais uma vez , eu digo: não há problema algum nisso. 

Viver é isso mesmo. É equilibrar-se entre os escombros que vão se formando durante o nosso caminho, com uma dose cavalar de senso de humor mesclada a um profundo senso de realidade. 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 


Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário