segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A natureza como o maior destino

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS



Somos o que somos. Qualquer reinvenção é mero truque. É ilusionismo. É esperança vã e ingênua tecida pelas mãos da alma. 

Somos o que somos. Entre brisas e tempestades, entre o canto suave dos passarinhos ou os sons das gralhas, choramos as nossas lágrimas , às vezes em silêncio, às vezes para o mundo sobre o proscênio. Choramos nossas lágrimas cheias de culpa e medo.

Somos o que somos. Por mais bem comportados que sejamos , sorrimos com malícia. Rimos os nossos risos cheios de veneno e impiedade. Trazemos uma adaga na alma. Às vezes apontada para os outros. Às vezes,  apontada para nós mesmos. 


Somos o que somos quando olhamos através dos olhos dos outros e enxergamos apenas a nós mesmos: despidos , com as chagas expostas num espelho gigantesco.

Somos o que somos: frios , quentes , passivos , intrépidos, mesmo quando decidimos e falamos ao pé do nosso ouvido que somos diferentes.

Não há destino mais imutável do que o da própria natureza. 

Somos o que somos: poetas, loucos , maestros de delírios, atrizes abandonadas sozinhas no escuro do palco vazio. 

Somos o que somos: seres errantes, seres que erram. Seres que sorriem e choram sem saber bem o porquê. Que bebem de uma taça para lembrar ou para esquecer. 

Sim, não há destino mais implacável do que o da própria natureza. E querendo ou não, seguimos em frente , com olhos de cordeiro ou contra a vontade. Mas seguimos , mesmo quando nos mantemos parados, pés fincados na terra desolada. 













Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 



 

















2 comentários:

  1. Que linda citação, Gleici! Adorei. Vou procurar este livro para ler. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que linda citação, Gleici! Adorei. Vou procurar este livro para ler. Muito obrigada!

    ResponderExcluir