quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Simpatias para 2017

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS



Não pensem, caro leitor , que não acredito em simpatias. Algumas são até bacaninhas. Sim, simpatias têm o poder de dar uma sacolejada na nossa modorra emocional. Com a fé em futuras realizações, a gente acaba fazendo as coisas mesmo.

Por isso, decidi ensinar algumas das minhas favoritas. Nada que envolva coisas nojentas , bizarras ou difíceis de encontrar.  Sim, caro leitor , você não precisará se deslocar até uma feira hippie da Vila Nheco Nheco para comprar uma erva rara e fedida para fazer uma das minhas simpatias.

Uma ou duas horas antes do ano novo, coma uma comida que você realmente goste, acompanhada por uma bebida que seja deliciosa na sua opinião.

Coma a tal comida e beba a tal bebida , com sapatos bem confortáveis, de preferência Havaianas ou rasteirinhas compradas numa loja em que o sapato mais caro custa 49, 90 reais. Não sei dizer o porquê, mas sapatos comprados em lojas populares costumam ser bem mais confortáveis. Talvez , seja pelo fato de pessoas pobres precisarem andar. Fico imaginando as executivas que vão comer o c... dos seus colaboradores às nove da manhã , calçando saltos dez se precisassem andar mais do que os três passos que as separam do carro com ar condicionado do elevador da empresa.

Por tal motivo, quem não precisa enfrentar  ônibus , metrô lotado , trenzão e caminhadas debaixo de um sol de 47 graus não deve dar lições de etiqueta e de como se vestir para quem vive a vida real. Deixar de ouvir estas pessoas , deixar de seguir modismos histéricos é outra boa simpatia para viver qualquer ano de forma menos infeliz.

Mas voltando ao réveillon... vista uma roupa igualmente confortável. De preferência uma que você já tenha. Você pode não acreditar , mas evitar faturas muito altas no cartão de crédito para o mês de janeiro é uma bela maneira de atrair "boa sorte". Quer descomplicar o novo ano? Pegue aquele seu shortinho jeans mesmo , uma regatinha que esteja menos empipocada e be happy!

A mais importante de todas as simpatias: evite festas com pessoas que estão cagando e andando para você. Evite aquela sensação de entrar no novo ano se sentindo um zero à esquerda.  Eu não sei da parte de vocês , mas da minha , não preciso que ninguém faça cara de quem está sentindo cheiro de peido para me sentir um zero à esquerda. Esta é uma arte que domino bem.  Durante o ano inteiro , precisamos lidar com gente que está cagando e andando para nós. Faça algo original no réveillon!

E se você tiver lido pelo menos dez livros que não sejam de autoajuda nem tenham sido exigidos no vestibular , evite também confraternizações em que bolsas e dietas sejam os temas mais complexos a se discutir.

E se você é do tipo que não troca um cérebro inteligente com um cáustico senso de humor por um bonitinho que tem como frase mais profunda "O fulano é um cara do bem e tudo de bom é ser feliz", evite aqueles seus "amigos do bem gente boa pra caralho" porque além de se sentir irritado, você ainda pode ser acometido por um pegajoso sentimento de culpa , que você herdou das aulas de catequese , enquanto a sua professora cuspia nos seus óculos ou falava da bondade de Deus com sangue nos olhos.

Sim, podemos nos sentir culpados quando percebemos que ervilhas e nabos pensam com mais irreverência do que  amigos que foram importantes para nós em algum momento da nossa vida .

E falando em culpa , não se sinta culpado por não estar seguindo as tradições. Não se sinta culpado por não comer lentilhas nem romãs. Não se sinta culpado por não usar roupa branca nem nova. Não se sinta culpada por estar vestindo aquela lingerie  usada que você ama , que traz milhares de boas recordações e conhece de cor e salteado o formato  atrevido do seu bumbum.  Não se culpe por vivenciar um tipo de alegria que não está na moda. Nenhuma vida cabe numa selfie.  E se a sua couber, meu Deus! Nada a declarar.





 
 
 

 
 
 







 
Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 




6 comentários:

  1. Hahahaha! Sílvia, você precisa fazer um tutorial de "Como se livrar das situações e das pessoas chatas do ano novo." E aproveitando o momento, o quê mais te irrita no último dia do ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRSRSRS Boa ideia, Darling Darlin! Na minha opinião , a pior coisa que pode acontecer num réveillon é vc ser obrigado a confraternizar com gente que está cagando e andando para vc.

      Excluir
  2. Belo texto. Por isso que decidir ficar em casa, vendo filmes e não ficar fazendo sala e fingindo algo que não sentia.

    ResponderExcluir