domingo, 8 de novembro de 2015

Más recordações

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS


Pensando hoje na música de abertura de uma novela bem antiga chamada O outro ( O outro é o nome da novela). A música se chama Flores em você. Lembrando desta música , pensei que ela poderia muito bem ser o tema de um filme sobre a minha vida.

Em um determinado momento, ela diz "De todo o meu passado, só guardei más recordações. Quero viver o meu presente e lembrar tudo depois".

Sim, seria a trilha ideal. Não sei o que considero mais detestáveis: as boas ou as más lembranças.  Mas diferentemente do compositor da música, só quero viver o presente. Prefiro não lembrar.

Como diria Nietzsche, lembrar é cair na nostalgia ou reviver algo muito triste.  Se acabou, acabou independente de ter sido bom.

Cada vez mais odeio a nostalgia com suas mãos geladas e unhas afiadas nos arrastando para os abismos do impossível.

Bem recentemente me dei conta de que tenho muito mais coisas tristes para lembrar do que alegres.  Tal sentimento é nefasto e libertador em medidas semelhantes.

Só agora me dou conta de que até mesmo os momentos normais e banais eram tristes para mim. Poucos momentos me fazem voltar ao passado com uma nostalgia saudável e prazerosa.  

Talvez os momentos em si tenham sido apenas momentos, amorais. Nem tristes nem alegres. Talvez, a triste tenha sido eu.

Talvez tenha sido eu que tenha entristecido os momentos. Talvez eu devesse voltar ao meu passado para pedir perdão a ele. Pela minha incapacidade de ver beleza. Pela minha incapacidade de ser mais generosa com o desenrolar dos fatos. Como me questionou uma pessoa uma vez: "O que você espera da vida?" ( a palavra exata não foi vida, mas tudo bem...é uma licença poética). Escritores têm o direito implícito e quase divino de adaptar fatos. Faz parte do nosso charme infantil.

Ele questionava se eu queria fogos de artifício. Sim! Eu quero fogos de artifício! Eu quero glitter e purpurina. Eu  quero confete e serpentina e glacê. Por que não deveria eu querer qualquer coisa que brilhe como luzinhas natalinas?

Falando em festas de fim de ano, este é outro tema que me deixa de bode...mas deixemos para lá...pelo menos por enquanto, pelo menos neste domingo em que me percebo com uma tristeza endêmica.

Às vezes, penso que gente da minha laia deveria ser toda colocada contra um paredão e ser fuzilada. Falta de piedade? Não. Muito pelo contrário.


Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário