sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sobre aniversários e recomeços simbólicos

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
Sempre gostei de fazer aniversário. E mesmo não querendo envelhecer, mesmo temendo a velhice e a perda do vigoroso encanto da juventude, paradoxalmente , continuo gostando de fazer aniversário.
 
Não acho que o dia do nosso aniversário seja um dia a mais , um dia banal, um dia para simplesmente acordar e trabalhar , tomar café com leite , comer arroz com feijão. A não ser que o aniversariante seja realmente vidrado em café com leite e/ou arroz com feijão.
 
Ok.Ok.Ok. Precisamos trabalhar se o aniversário não cai nas férias nem em um final de semana. Mas depois do expediente , precisa ter uma taça de vinho compartilhada entre familiares, amigos , parceiros dos jogos amorosos. Se estiver muito calor ou a grana curta demais , uma cerveja já faz as vezes. Pode ser um copo de suco de abacaxi também ou um refri caso o aniversariante não beba.
 
Precisa ter uma fatia de bolo nem que seja um daqueles bem simples , caseiros.  Precisa ter uma série de abraços apertados , mensagens no Whats, recadinhos floridos na linha do tempo do Facebook, e-mails ou felicitações mais íntimas inbox.
 
Sim, fazer aniversário é completar , é encerrar um ciclo e ao mesmo tempo iniciar outro. Ok.Ok.Ok. No dia do nosso aniversário fazemos apenas um dia a mais. Mas mesmo assim, para mim, existe algo de completamente mágico e energético em fechar e abrir ciclos.
 
De certa forma, simbolicamente falando, aniversários nos empurram para recomeços. Nos forçam delicadamente a jogar tranqueiras no lixo da alma. Nos forçam a reciclar o que ainda faz sentido, o que ainda nos parece belo, o que ainda nos soa melodioso, poético.
 
Para os mais românticos é possível sentir as vibrações de uma melodia invisível...para os mais crédulos , é possível voltar a crer no impossível. É possível tocar e apalpar e acariciar o intangível.
 
Sim, aniversários são grandes brechas nas janelas da alma ...é o sol esbofeteando nossos olhos pela manhã e nos obrigando a olhar para dentro de nós mesmos.  Cabe a cada um de nós transformá-los naquilo que eles são ou simplesmente passar por eles.

 



Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 










3 comentários:

  1. Me identifiquei muito com seu texto. Melhor forma de expressar o quão grandioso é este dia tão mágico.

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei muito com seu texto. Melhor forma de expressar o quão grandioso é este dia tão mágico.

    ResponderExcluir