sábado, 12 de março de 2016

Vá jogar pôquer em outra vizinhança!

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

 
 Hoje , escrevi na Obvious um artigo sobre a importância de valorizar o tempo, pois o tempo é a matéria-prima da vida. Pois bem. Agora , escrevo a versão do Garota desbocada, como quem chega em casa exausta, tirando sapatos e meias, os pés em petição de miséria, uma vontade louca de engolir qualquer coisa antes de cair na cama dentro de uma camisola confortável com o notebook sobre o colo, conectado num filme estranho do Netflix.
 
Apago as luzes do quarto, estico as pernas sentindo um prazer extenuado,  me cubro com o lençol até o queixo para me proteger do frio produzido por mim mesma. Adoro ligar o ventilador mesmo não estando muito quente. Faço o meu inverno.
 
Mas vamos ao post sobre o tempo com o típico tempero do Garota desbocada. Aqui, o molho não leva pimenta dedo de moça não. É pimenta malagueta mesmo. E às vezes, carrego no sal. Cuidado quem tiver pressão alta ou edemas. Aqui, eu boto muito azeite, orégano, pimenta do reino e tudo mais que for encontrando pelas prateleiras da cozinha. Gosto de botar manteiga e maionese também! Se tiver algum problema digestivo, prepare-se!
 
Sim, o tempo é a matéria-prima da vida , portanto devemos evitar ao máximo tudo e todos que nos fazem perdê-lo. Pois perder tempo, é muito mais do que perder dinheiro. É perder vida. Não há como repô-lo. Mesmo que o cuzão que te fez desperdiça-lo te peça perdão de joelhos.  Você até pode perdoá-lo, mas a merda do tempo não volta.
 
E mesmo a vida não sendo lá grande coisa ou uma bela roba como diriam os italianos,  ela é o nosso bem mais preciso. Sim, é meio irônico e bastante cruel, mas é verdade. Por mais chinfrim que seja a vida, precisamos lutar bravamente por ela, nos engalfinhando e rolando pelas sarjetas com tudo aquilo que tenta tirá-la de nós. E para defendê-la vale dedo no olho sim e cuspe na cara.
 
Não, não estou falando sobre homicídios. Estou falando sobre tédio, desperdício,  conflitos inúteis. Estou falando sobre futilidade, arrogância, egoísmo,  chatice,  gente que nos faz querer bocejar a cada 5 segundos.  A gente mal fecha a boca e já quer abri-la de novo. Estou falando de coisas que nos prendem no mesmo lugar de sempre. Num lugar que a gente não quer ficar. Tô falando de botar a vida no piloto automático, perder a espontaneidade, fazer tudo sem tesão, só por fazer. Fazer as coisas só por fazer é perda de tempo! É suicídio existencial!
 
Estou falando de vida com gosto de chope morno, Coca-Cola choca, pipoca murcha ,  filme pentelho reprisado pela décima terceira vez com uma dublagem ridícula.  Estou falando de frases prontas que só servem para irritar. Estou falando de relações vazias que nos fazem odiar o momento em que a gente veio ao mundo. Estou falando de empregos que nos fazem querer cortar os pulsos de 5 em 5 minutos. Se deixar oprimir é perda de tempo! É suicídio do ego!
 
Enfim, estou falando sobre todo tipo de escrotice que a gente precisa aguentar para sobreviver, para não enfiar a mão na cara de quem merece uma boa bolacha para aprender a ser menos insuportável.
 
Estou falando de todos os cuzões que passam por nossa vida, fazendo suas bostas e nos obrigando a limpar toda a sujeira que eles deixam para trás. Estou falando de todos os bunda mole que não conseguem se decidir se vão para a esquerda ou para a direita e ficam obstruindo o caminho alheio.
 
Estou falando de gente que blefa, que mata a cobra , mas não mostra o pau porque na verdade não matou cobra alguma; fingiu ser o que não é e nos fez perder tempo! Conviver com blefadores é perda de tempo! É suicídio da nossa paciência! Dá vontade de mandar ir à merda. Ninguém precisa prometer nem se comprometer a nada. Mas se prometeu, cumpra. Ajoelhou , tem que rezar. Não sabe brincar? Então não desça para o play. Tem gente que acha que a vida é um jogo de pôquer! Que vá jogar em outra vizinhança!
 
Estou falando de tudo aquilo que a gente faz e não rende porcaria nenhuma: nem realização profissional, nem alegria afetiva , nem dinheiro. Só aporrinhação! Fazer coisas que não levam a nada é perda de tempo! É suicídio da energia vital!
 
Estou falando de todos os folgados ( desde aqueles que se arrastam nas estações do metrô, teclando no seu smartphone e impedindo a passagem dos outros até  os grandes aproveitadores) que vão jogando sobre os ombros alheios responsabilidades que não são nossas.
 
Para quem me conhece, sabe o quanto adoro ajudar. E quando sou amiga, sou amiga mesmo. Não tem dessa de amizade light. Sou hardcore! ( Não me refiro ao sentido sexual) Sou do tipo "Tamo junto, nem que seja para se dar mal , nem que seja para tomar naquele lugar!" Bem ao estilo Macaco Simão "Nóis sofre , mas nóis goza!".
 
Mas acho uma sacanagem uma pessoa que mal me conhece , que trocou algumas palavras comigo, fazer chantagem emocional para jogar um abacaxi azedo no meu colo. Tô cheia desta história de ser lembrada apenas para descascar  abacaxis e chupar mangas azedas e fiapentas.  Se deixar manipular é perda de tempo! É suicídio do bem estar, do prazer, do pequeno hedonista que se chafurda sensualmente dentro de nós!
 
Bem, eu acho que não preciso dar mais exemplos, né? Acho que já deu para pegar o espírito da coisa!
 
 
 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 








 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Acho que dessa vez pisaram no calo do seu mindinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRSRSRS Só no mindinho?????? Me pisaram no pé inteiro RS Tô mancando RSRS Este texto tem mais de um destinatário RSRS

      Excluir

  2. "Fiquei sozinha um domingo inteiro. Não telefonei para ninguém e ninguém me telefonou. Estava totalmente só. Fiquei sentada num sofá com o pensamento livre. Mas no decorrer desse dia até a hora de dormir tive umas três vezes um súbito reconhecimento de mim mesma e do mundo que me assombrou e me fez mergulhar em profundezas obscuras de onde saí para uma luz de ouro. Era o encontro do eu com o eu. A solidão é um luxo."
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  3. Eu me imaginei na tua descrição quando chego em casa, haha! Eu acredito que se é pra perder tempo que seja com nós mesmos. Porém, com coisas importantes. Antes de ler essa postagem de hoje, eu me deparei com um trecho de um livro da Clarice. Que fala da Solidão, de estar com nos mesmos e apreciar esse momento que como ela mesma diz:" É um luxo! " Temos fazer àquilo que realmente vale e que possa valer a pena o tempo perdido.

    ResponderExcluir
  4. Uma pessoa que sacaneia com um escritor (a) se tornar o capeta! Kkkkkk só ficou faltando o alho e a cebola pra esse tempero ficar magnífico. RS! Pelo visto tentaram te sacanear e pra lascar tudo apelaram para o sentimental? Fudeu! Só pq tu tem uma cara meiga, fofa e que mais parece vocalista do "The Corrs, as pessoas pensam que tu é besta? Noooo! A Garota aqui é esperta. Agora, Aporrilhação foi a melhor parte. Kkkkk

    ResponderExcluir
  5. RSRSRSRS É bem por aí! Sempre adorei ajudar e abrir o coração, mas já estou tão saturada que nos últimos tempos a paciência anda meio curta e o pavio quase inexistente. Eu fiz , neste post, uma salada mista de experiências negativas para falar sobre a perda de tempo.

    ResponderExcluir