domingo, 20 de março de 2016

Racionalizo ou te pego te jeito?

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS
 
Sou daquela categoria de gente que apesar de passional, gosta de entender e explicar tudo. Gosta de racionalizar. Efeito colateral de uma longa vida acadêmica. Efeito colateral de uma profissão que me obriga a ter o controle da situação, que me obriga a ter o controle sobre a verdade, se é que existe alguma.
 
Talvez todo este primeiro parágrafo seja racionalização pura e eu entrei na vida acadêmica por já ser uma chatinha que curte pôr todos os pingos nos is e entender e explicar tudo nos mínimos detalhes, falando enquanto desenha gráficos e faz coreografias didáticas.
 
A grande merda para quem gosta de racionalizar é que mesmo usando a lógica, algum detalhe sempre nos escapa. Algum detalhe nunca se encaixa confortavelmente em nossas teorias bem trabalhadas.
 
Ouvi dizer, inclusive, que quem racionaliza demais tenta fugir de algo. Sim, racionalizar demais é um tipo de autodefesa quase ou até mais pirada do que as atitudes camicases de quem se atira nas emoções.
 
Não, não dá para entender nem explicar tudo. Não dá para racionalizar tudo por mais que a gente queira. Detalhes mil escaparão pelas bordas dos nossos esqueminhas bem comportados.
 
Não dá para garantir o que a gente vai dizer ou sentir lá na frente, na próxima estação do metrô quando ocorrer uma pane da nossa vida íntima e insana.
 
Não dá para garantir que a verdade de hoje será a verdade de amanhã. Não dá para garantir que o nunca mais seja realmente para sempre e que o para sempre não seja apenas fruto do frenesi do momento.
 
Dizem que no amor , tudo é possível, a não ser as expressões "Para sempre" e "Nunca mais" . Vi isto há séculos numa novela. Quando novelas ainda eram bem feitas ou quando o meu gosto era menos apurado...boa questão...talvez dedique a noite de hoje para refletir sobre este tema tão instigante!
 
Não dá para garantir porcaria nenhuma. Viver é se equilibrar entre escolhas e consequências, como diria Sartre. Viver é se equilibrar entre o "aqui agora, tô louca por você " e " Meu Deus! Isso tudo vai dar uma grande merda!". Viver é se equilibrar entre o louco e faminto desejo de rasgar tuas vestes agora e engoli-lo com a paixão da minha alma e todo o desespero que virá quando acendermos os nossos cigarros.

Estou entre fazê-lo mergulhar nos meus mais escusos segredos e dizer a mim mesma: "Vai dar merda", embora saiba e sinta lá no fundo que vai dar merda de qualquer jeito.
 
Não, não dá para entender nem explicar tudo. Não dá para racionalizar o tempo todo. Tem coisa que a gente precisa viver e ponto final, mesmo sabendo que vai dar bosta em algum momento. Afinal de contas, as melhores e mais deliciosas iguarias que a gente come não viram bosta? Nem por isso a gente deixa de comê-las... puta que pariu! Já estou racionalizando novamente com minhas analogias bizarras de péssimo gosto!

 
 
 
 
 
 
 

Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious.  Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas. 








 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. A gente não explica sobre o tal assunto, damos uma aula sobre aquilo. É algo mais forte do que a gente. E não adianta tentar não cair na merda. Pois, o destino faz de tudo pra você se lascar. E virando até alvo de cu de pombo. Podemos até saber as regras do jogo. Mas, ainda não apertamos o "play" pra chegar no outro nível.

    ResponderExcluir
  2. Nada a declarar...gostei do lance do cu de pombo RSRSRSRS

    ResponderExcluir