segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Poesia na veia

Garota desbocada é um espaço visualmente tosco, ideologicamente irreverente, em que posto artigos politicamente incorretos sobre as minhas insatisfações e inquietações. Se quiser rir e praguejar comigo, entre e fique à vontade RS

Agora que as férias estão chegando( mais dois dias de trabalho e depois mais de um mês de descanso) resolvi botar a filmografia favorita em dia.

Sempre estou à caça de títulos novos. Mas para entrar neste clima preguiçoso de fim de ano e do corpo e mente bastante cansados, prefiro sacudir as lembranças e emoções com obras que são prazer garantido.

Quero rever pela milésima vez ...E o vento levou, Fim de caso , episódios da série Os normais e Two and a half man ( esta já comecei a rever) e a novela Roque Santeiro.

Neste último final de semana , já revi três pérolas: Amantes, A flor do meu segredo e Não se mova.

Lerei Senhor das moscas, presente ultra gentil de um aluno querido e possivelmente relerei algo que gosto bastante. Adoro reler livros queridos. A segunda leitura me cheira a reencontro, menos emocionante do que a primeira vez, mas mais maduro e melancólico.

Gosto de aproveitar as férias para mergulhar em mim mesma, nos meus gostos, nos meus gozos. Nas delícias das artes. No conforto inteligente que encontro nos braços de um bom filme ou de um bom livro. No conforto que encontro diante de um conhecimento novo. Talvez volte a fazer aulas de italiano online...com o vigor melancólico de uma típica Fênix.

Os mais práticos podem estar se perguntando: Italiano para quê? Por prazer , mio carino, mia carina. Por prazer. Há coisa melhor do que estudar um tema que a gente quer estudar ou ler um livro que nos interessa ou conversar com alguém que realmente preencha a nossa alma?

Existe coisa melhor que bebericar um vinho enquanto se assiste a um filme que a gente adora ou a um documentário sobre um assunto que nos instigue? Existe coisa melhor do que estar junto de quem entende as nossas ideias, completa as nossas frases, lê os nossos pensamentos só de olhar para os nossos olhos? 

Enfim, existe coisa melhor do que se fazer o que se tem vontade? É vida em plenitude, jorrando para todos os lados.

Sim, estudarei italiano por prazer. Acho uma língua linda, poesia na veia e estou pouco me fodendo se este idioma não é importante para o mercado de trabalho. Tampouco deixarei de assistir as minhas palestras de filosofia regadas a um bom vinho pois  não está na moda refletir.

Mesmo que necessite falar sobre elas com as paredes do quarto. Um pouco bêbada, um pouco insana, um pouco lúcida, um pouco tudo que sou e me interessa ser. O saber e a arte em contato com a minha alma me tornam uma hipérbole de mim mesma.  E esta é a maior  dignidade.

Sim, escreverei como louca, delineando cada vez mais , com cores bem berrantes, os contornos da minha alma. Farei uma caricatura de mim mesma banhada com luzes de neon roxo. 

Posso andar meio trôpega, com a alma intrépida, o coração trepidante, olhos insanos, sozinha num mundo tirânico. Não me importa.  Apesar de tudo, pertenço a mim mesma : à minha alma de poeta , ao meu corpo febril que só se entrega à paixão,  ao meu ser inegociável que vomita para migalhas e simulacros.

Sim, falarei italiano comigo mesma, com uma bela música de fundo e meu cigarro imaginário, enquanto penso em Deleuze ou Sartre. Imaginarei que qualquer um deles me tira para dançar enquanto me sussurra qualquer pensamento poético. E se um dia eu tiver uma overdose , que seja de poesia na veia.




Sílvia Marques é escritora, professora doutora e escreve regularmente na Obvious. Viciada em café, chocolate, vinho barato, dias nublados, filmes bizarros e pessoas profundas.

4 comentários: